Em decisão unânime, BC mantém Selic em 15% ao ano

Uncategorized

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (17) manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 15% ao ano. A decisão, que foi unânime, mantém a Selic no maior patamar em quase duas décadas. A última vez que a taxa esteve em um nível similar foi em julho de 2006, quando alcançou 15,25% ao ano.

Por que a taxa foi mantida?

A decisão do Copom foi justificada por dois fatores principais:

* Instabilidades no ambiente externo: O comitê destacou a incerteza em relação à política econômica dos Estados Unidos, que tem afetado a volatilidade de diferentes ativos financeiros globalmente. Esse cenário exige cautela de países emergentes, especialmente em um ambiente de tensão geopolítica.

* Inflação acima da meta: No cenário interno, a inflação ainda se encontra acima da meta estabelecida. Apesar de o Copom reconhecer que a atividade econômica perdeu força, o mercado de trabalho se mantém aquecido. Essa combinação de fatores continua a exercer pressão inflacionária, e a manutenção da Selic é vista como um instrumento essencial para combater o aumento de preços.

A manutenção da taxa Selic em 15% ao ano já era a expectativa dos economistas do mercado financeiro, baseada nas indicações do próprio Banco Central de que a taxa seria mantida inalterada por um “período bastante prolongado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *