Novembro promete ser de ‘muita chuva’ em Jacaraci (BA), aponta previsão;precipitação será mais de 20 mm em alguns dias

Região/Bahia

Os moradores e, principalmente, o setor agrícola de Jacaraci, no sudoeste da Bahia, devem se preparar para uma significativa mudança no padrão de chuva. Segundo a previsão do tempo para novembro de 2025, o mês será marcado por chuvas intensas e com alta frequência, um forte contraste com o período de outubro, que teve precipitações, mas com volumes aquém do esperado para a estação.

A análise do gráfico de previsão para a cidade, feita por veículos especializados, como o Canal Rural, indica que novembro trará o tão esperado alívio hídrico, com chuva prevista para a maior parte dos 30 dias do mês.

Chuva acima de 20 mm e sequência de dias com temporal

A previsão detalhada para Jacaraci entre 1º e 30 de novembro mostra uma sequência notável de dias chuvosos:

* Chuva Quase Diária: A precipitação se fará presente em praticamente todo o calendário de novembro, com períodos de chuvas fortes e ininterruptas.

* Picos de Intensidade: O maior volume de água está concentrado em duas principais janelas:

* Primeira Semana: Entre os dias 4 e 8 de novembro, as barras do gráfico apresentam altos volumes, indicando fortes pancadas de chuva.

* Terceira Semana: Outro período crítico de intensificação de chuva ocorre a partir do dia 20, com picos de acúmulo previstos para os dias 22 e 25 de novembro, onde o volume diário pode atingir ou ultrapassar a marca de 20 milímetros (mm), um volume considerável para um único dia.

* Regularidade: Mesmo nos dias de menor volume, a chuva deve ser constante. O final do mês, a partir do dia 27, também mantém a previsão de precipitação, embora com volumes menores.

A chegada de umidade consistente é fundamental para recompor os níveis dos reservatórios e para o desenvolvimento da safra, após um outubro que, embora não tenha sido totalmente seco, registrou chuvas insuficientes para reverter o quadro de pouca umidade na região.

A população deve acompanhar os alertas, pois a intensidade prevista para os picos de chuva pode causar transtornos como alagamentos em áreas de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *